quarta-feira, 2 de junho de 2010

Taleban ataca conferência de paz no Afeganistão; ao menos dois morrem


Militantes talebans assumiram a autoria de um ataque ao local onde se realiza uma conferência nacional de paz no Afeganistão. O presidente afegão, Hamid Karzai, teve que interromper seu discurso de abertura da reunião para acalmar os participantes após os foguetes atingirem o local.

Nenhum membro das delegações foi atingido, mas ao menos dois militantes morreram em confronto com as forças de segurança afegãs após os ataques.

O Taleban telefonou para a agência de notícias Associated Press e reivindicou a autoria dos ataques.

A conferência, conhecida como a "jirga da paz", prosseguiu mesmo assim.

Karzai espera que a reunião aumentará seu capital político e endossará sua estratégia de oferecer incentivos individuais para os insurgentes do Taleban, apesar do ceticismo de Washington com relação às iniciativas de abertura de diálogo com os militantes.

Os ataques, no entanto, demonstram que o governo afegão ainda tem pouco controle sobre a insurgência.

"Meu caro Taleban, vocês são bem-vindos em nossa terra. Não machuquem este país, e não destruam ou matem a vocês mesmos", disse Karzai aos 1.600 delegados em seu discurso de abertura, que foi transmitido pela televisão estatal.

Os militantes que causaram as mortes de afegãos, no entanto, não merecem sua empatia, disse Karzai. "Estas pessoas que matam inocentes devem ser punidas", disse o presidente.

Farooq Wardak, um ministro do governo afegão que dirige a conferência de paz disse que três militantes vestidos com burcas, carregados com explosivos, armas e ao menos uma granada lançaram o ataque de um prédio a cerca de 1,5km de distância do local.

Ele disse que dois atacantes morreram e ao menos um foi preso. Já o ministro do interior, Zemeri Bashary, disse que os três foram mortos.

Abdul Gaffar Saidzada, chefe de investigação criminal da polícia de Cabul, disse que três policiais também foram feridos durante o confront.

Ataque

O primeiro foguete caiu a cerca de 600 metros do local, quando o presidente se dirigia à inauguração com um discurso perante os 1.600 legisladores, chefes de conselhos provinciais, líderes tribais e religiosos, membros da sociedade civil e representantes estrangeiros reunidos para a "jirga".

A assembleia, de caráter consultivo, acontecerá durante três dias em uma grande tenda junto a um hotel de cinco estrelas de Cabul.

Quando Karzai tinha acabado seu discurso e abandonado o lugar, um segundo foguete caiu perto da tenda. Após um primeiro momento de susto, os delegados gritaram juntos "Alá é grande" e reiniciaram a reunião.

Nesse momento, se dirigia a eles o ex-líder e primeiro presidente do Afeganistão após a queda do regime comunista em 1992, Sebghatullah Mujadidi.

Mujajidi, que ocupa a Presidência do Senado afegão, pediu aos reunidos que não se preocupassem com o ataque, pois, segundo ele, os afegãos estão "acostumados".

O porta-voz dos talebans, Zabiullah Mujahid, assumiu a autoria do duplo ataque em declarações à agência afegã "AIP", e disse que os foguetes, além de interromperem a jirga, causaram "grandes perdas em vidas humanas e bens materiais".

Entretanto, em declarações à agência de notícias Efe, o porta-voz do grupo insurgente Hizb-e-Islami do ex-mujahedin e ex-primeiro-ministro Gulbudin Hekmatyar, afirmou que foram seus combatentes os responsáveis pelo ataque.

O porta-voz Qari Mansoor, disse que há mais projéteis prontos para serem atirados contra a assembleia.

Após o discurso de Mujadidi, os delegados elegeram Burhanudin Rabbani como presidente da assembleia. Rabbani foi presidente do país após a queda do regime comunista, assim como no exílio durante o regime talebans (1996-2001).

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger