terça-feira, 29 de junho de 2010
Rússia diz que os EUA estão mal-intencionados no caso dos espiões
O Ministério de Assuntos Exteriores russo afirmou hoje que o escândalo da detenção nos Estados Unidos de um grupo suspeito de espionar a Rússia tem fins mal-intencionados.
"Não entendemos os motivos pelos quais o Departamento de Justiça fez uma declaração pública ao estilo das 'paixões de espionagem' próprias dos tempos da Guerra Fria", disse Andrei Nesterenko, porta-voz oficial da Chancelaria russa, citado pela agência "Interfax".
Acrescentou que, segundo as autoridades russas, "estas ações não têm nenhum fundamento e perseguem fins mal-intencionados".
"Estes anúncios ocorreram muitas vezes no passado, quando nossas relações passavam por um período de auge", disse.
O diplomata lamentou os fatos aparecerem agora em meio ao reinício das relações russo-americanos, anunciado pelo próprio Governo dos Estados Unidos.
O diretor do instituto de análises estratégicas, Sergei Oznobischev, indicou em declarações à agência "RIA Novosti" que "o incidente dos espiões" é obra das forças políticas que "tradicionalmente atuam contra a aproximação entre Estados Unidos e Rússia".
Segundo as autoridades americanas, oito pessoas foram detidas no domingo acusadas de realizar durante um "longo período de tempo" missões secretas nos Estados Unidos atuando como agentes para a Rússia.
Além disso, outras duas pessoas mais foram detidas por participar supostamente em um programa para a inteligência russa dentro do país.
Ao todo, 11 pessoas, estão sendo acusadas de "conspiração" e atuarem "ilegalmente" como agentes russos em território americano. Nove dos detidos enfrentam acusações de "lavagem de dinheiro".
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário