sábado, 26 de junho de 2010
EUA advertem Coreia do Norte contra possíveis lançamentos de mísseis
Postado por
GBN News
Marcadores:
Ásia e Coréias,
EUA e sua política externa - Ásia,
Guerras e Conflitos
Os Estados Unidos advertiram a Coreia do Norte nesta sexta-feira contra "atos que possam agravar as tensões" na península coreana, depois que Pyongyang emitiu um aviso para que navios não navegassem na sua costa oeste.
Os EUA e a Coreia do Sul suspeitam que o aviso, emitido na quinta-feira, preceda um treinamento norte-coreano com mísseis de curto alcance no mar.
"A Coreia do Norte deve se abster de atos que agravem as tensões e evitar novas provocações", disse o porta-voz o Departamento de Estado dos EUA, Philip Crowley.
"Claramente este não é o tipo de medidas que desejamos ver neste momento", completou o porta-voz, que também pediu que o regime norte-coreano "suspenda todas as provocações".
Pedido
O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, pediu nesta sexta-feira aos vizinhos do Norte que ponham fim às provocações militares para que as nações caminhem juntas rumo à paz, em discurso durante a comemoração do 60º aniversário da explosão da Guerra da Coreia (1950-53).
Lee pediu ao governo de Kim Jong-il que trabalhe pela convivência do povo coreano e para "recuperar rapidamente a estabilidade e a paz na península".
Além disso, Lee pediu à Coreia do Norte para se desculpar pelo afundamento da embarcação sul-coreana "Cheonan", que deixou 46 marinheiros sul-coreanos mortos no último dia 26 de março em águas próximas à Coreia do Norte, em incidente que elevou a tensão entre os dois países.
"A Coreia do Norte tem que reconhecer e se desculpar pela provocação do 'Cheonan', e adotar uma postura responsável perante a comunidade internacional", acrescentou Lee em seu discurso.
Mísseis
A Coreia do Norte emitiu um alerta contra navegações na costa oeste da península coreana, no que pode ser a preparação para o lançamento de um míssil na noite de quinta-feira.
Pyongyang designou uma área do noroeste (do Mar Amarelo) como uma zona de não navegação entre 19 e 27 de junho.
O país já realizou testes de lançamento com vários mísseis no ano passado, incluindo um balístico de longo alcance, ignorando pedidos do Sul e dos Estados Unidos para interrompê-los.
As tensões entre as duas Coreias aumentaram desde que o Sul culpou o Norte de atacar um de seus navios em março. O Norte nega envolvimento no incidente, dizendo que a acusação é uma manobra política fabricada.
Fonte: Folha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário