sábado, 15 de maio de 2010

NASA lança Atlantis em sua última missão


A Nasa (Agência Espacial Americana) lançou com sucesso o ônibus espacial Atlantis nesta sexta-feira. A 32ª missão da nave partiu às 14h20, horário local da Flórida (15h20 horário de Brasília), assim como havia sido programado.

Por volta das 15h29 o ônibus espacil atingiu a órbita da Terra rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a Nasa, a Atlantis partiu sem problemas.

O ônibus espacial parte para seu último voo, com seis astronautas a bordo, para levar o pequeno módulo russo Rassvet, equipamentos e alimentos para a Estação Espacial.

Depois desse voo, só restarão dois lançamentos de ônibus espaciais, o do Discovery em meados de setembro e do Endeavour, no fim de novembro. Depois, os três ônibus espaciais serão retirados de serviço após três décadas de operação.

Durante esta missão de 12 dias, dos quais sete o ônibus passará acoplado à ISS, o Atlantis e sua tripulação transferirão mais de 12 toneladas de materiais, seis bateriais para as antenas solares da estação, alimentos e experiências científicas.

O módulo russo Rassvet ("Aurora", em ruso) ou MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela Atlantis.

A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998, no qual participam 16 países, é financiado principalmente pelos Estados Unidos.

Depois do fim dos ônibus espaciais, os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição em 2015.


Conheça um pouco sobre os Space Shuttles
Ônibus espaciais




O projeto do SPACE SHUTTLE foi anunciado em 1972, no auge da Guerra Fria e da corrida espacial. Os EUA lideravam a corrida espacial, pois três anos antes Neil Armstrong pisava na Lua, a Nasa buscava novas formas de permanecer à frente da União Soviética na exploração do espaço. Com isso surgiu a necessidade de desenvolver uma nave reutilizável para substituir o projeto APOLLO.

Naquele momento, a agência optou por investir em uma nave reutilizável, capaz de viajar rotineiramente para a órbita terrestre e de concretizar tanto projetos civis, como os do Hubble, quanto militares. A expectativa era que um veículo reutilizável reduzisse os custos de cada lançamento.

No lado Soviético surgia o Programa que deu origem a duas naves similares aos ônibus espaciais americanos, sendo elas o BURAN e o PTICHKA, tendo o Buran chegado a voar, mas com a queda da URSS no inicio dos anos 90 o programa foi abandonado pelos russos.

Com a idade avançada e os custos cada vez mais proibitivos de sua operação, o governo dos EUA resolveu aposentar seus Space Shuttles neste ano, pois o risco de acidentes tem aumentado devido ao desgaste dos veículos.

Como já noticiado em novembro encerra-se uma Era de muitas conquistas no espaço com os "ônibus especiais", marcando mais uma página virada na saga da humanidade.



Enterprise – O protótipo
O nome do protótipo do ônibus espacial é em homenagem à famosa nave Starship Enterprise, do seriado de TV “Jornada nas Estrelas”. Em 1977, dois pilotos fizeram o primeiro de quatro testes de vôos de 7.000 m. Em 1979, a Enterprise estava unida a um tanque de combustível e propulsores no Centro Espacial Kennedy. Mas a nave nunca conseguiu decolar, pois os trabalhos no Columbia já tinham terminado. Seu primeiro vôo aconteceu em 12 de abril de 1981.

Columbia – O ônibus espacial mais antigo
O Columbia (que pesava 71.798 kg e foi modificado e melhorado cerca de 150 vezes) foi inspecionado entre o outono de 1999 e a primavera de 2000 e relançado em 1o de março de 2002. Em 1º de fevereiro de 2003, se desintegrou numa descida sobre o estado do Texas. Explodiu numa altura de 62.000 m. Provavelmente, o desastre foi causado por uma falha no escudo térmico.

Challenger – O segundo ônibus espacial
O segundo ônibus espacial a entrar em operação completou o primeiro vôo em 1983. Durante as suas dez missões, o ônibus esteve no espaço por 69 dias e girou em torno da Terra 987 vezes.
Em uma das missões, o astronauta Bruce McCandless saiu do ônibus e realizou um passeio espacial de 30 m – foi o primeiro a fazê-lo.
Em 28 de fevereiro de 1986, o Challenger explodiu 73 segundos depois de decolar e todos os setes tripulantes morreram.

Discovery – O terceiro ônibus espacial
Apesar do Discovery ter sido construído como o Challenger, podendo carregar a última parte do foguete Centaur no depósito de carga útil, ele pesava 3.116 kg a menos do que o Columbia. Mas o lançamento do foguete Centaur nunca foi realizado. Depois do acidente com o Challenger, ponderou-se que isto seria muito arriscado.

Atlantis – O quarto ônibus espacial
A nave espacial Atlantis vazia pesava 68.635 kg, e com os motores principais colocados chegava a pesar 77.564 kg. Ela realizou missões como a do explorador planetário Galileu em 1989 e a colocação no espaço do observatório Arthur Holley Compton Gamma Ray, em 1991.

Endeavour – O ônibus espacial mais recente
As crianças em idade escolar participaram ativamente na procura de um nome para o novo ônibus espacial. Endeavour foi o nome vencedor.
A primeira missão do Endeavour foi em maio de 1992. A missão envolvia uma espetacular operação de resgate de um satélite de comunicações que tinha saído fora de controle. Surpreendentemente, o Endeavour pôde ficar no espaço por 28 dias.



Fonte: Último Segundo / GeoPolítica Brasil
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