sexta-feira, 21 de maio de 2010

Argentina afirma que usará diplomacia na questão das Malvinas


Em resposta ao posicionamento britânico sobre a soberania das Ilhas Malvinas, a Argentina disse que os protestos contra as restrições de navegação rumo às ilhas impostas pelo governo argentino são "mais do mesmo", e garantiu que vai lidar com as queixas por meio da diplomacia.

Apesar de desqualificar os protestos, o vice-chanceler argentino, Victorio Taccetti, disse que a queixa formal apresentada na quinta-feira pelo pelo Reino Unido à embaixada argentina em Londres "não ficará sem resposta".

A posição britânica é "a de alguém que se nega ao diálogo", declarou Taccetti à rádio "Millenium", de Buenos Aires, e apontou que a comprovação da existência de petróleo nas Malvinas "não facilita" uma solução ao conflito.

"Se a defesa lateral das ilhas é simplesmente uma questão de prestígio e custa dinheiro aos britânicos, é mais complicado para eles", mas se, pelo contrário, "forem fonte de renda, (o Reino Unido) terá mais entusiasmo em defendê-las", disse o vice-chanceler.

Taccetti pediu que o governo argentino leve o tema a todos os fóruns internacionais possíveis e apontou que, "em algum momento, a pressão internacional vai fazer com que dê vergonha estar contra".

"Temos que conseguir que esse consenso seja cada vez maior. Não são políticas de um dia. Estamos nisto há muitos anos e vamos seguir, e não temos dúvidas de que vamos triunfar em nosso objetivo, mas temos que ter paciência", ressaltou.

O início de atividades de exploração de petróleo de empresas de capital britânico nas Malvinas dificultou nos últimos tempos a relação entre Reino Unido e Argentina.

O governo argentino impôs restrições aos navios que partem de terra firme rumo às ilhas por considerar que as operações "violam sua soberania" sobre as Malvinas e águas territoriais.

A Argentina e o Reino Unido disputam a soberania das Ilhas Malvinas e o governo argentino vem impondo restrições a navegação próximo à àrea.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger