segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ahmadinejad destaca papel do G15 para um novo mundo


A 14ª Cúpula do Grupo dos 15 (G15, países em desenvolvimento) foi inaugurada hoje pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que destacou o papel deste grupo para traçar um novo mundo baseado na justiça.

"A cúpula de G15 em Teerã se celebra hoje enquanto o mundo necessita fortemente de um novo caminho para resolver os problemas", disse Ahmadinejad no discurso inaugural, transmitido ao vivo pela televisão estatal.

O presidente iraniano disse também que "levando em conta o caráter influente do G15 e suas enormes capacidades, este grupo tem a importante missão de estabelecer um novo mundo saturado de amizade, paz e justiça".

Os representantes de 19 países procedentes da Ásia, África e América Latina, entre eles oito altos líderes, participaram desta cúpula para dialogar e buscar soluções para os problemas econômicos que afetam seus desenvolvimentos.

Participaram do ato o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Zimbábue, de Senegal, Sri Lanka e Argélia, assim como o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, como convidado especial.

O Irã inaugurou a 14ª edição da Cúpula do Grupo dos 15 (G15, países em desenvolvimento), marcada pela possibilidade de que Brasil e Turquia consigam concretizar um acordo sobre o polêmico programa nuclear iraniano.

Fontes iranianas informaram que as conversas, às quais se uniu no domingo à noite o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, continuarão em um café da manhã prévio de trabalho antes da cerimônia de abertura. As mesmas fontes indicaram que os governantes já têm um acordo sobre a mesa.

Erdogan chegou à meia-noite a Teerã e se uniu aos esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de visita oficial à capital iraniana. A repentina chegada do primeiro-ministro turco, que na sexta-feira tinha cancelado a viagem devido, aparentemente, à falta de flexibilidade iraniana, está sendo entendida como um sinal de que as negociações podem avançar.

O mesmo positivismo demonstrou ontem à noite o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Ramin Mehmaparast, que afirmou que o Irã se sentia otimista. As negociações parecem girar em torno da proposta brasileira para que a troca de combustível nuclear seja feita em um terceiro país - provavelmente Turquia - em troca, o Irã receberia a maior parte das garantias que exige.


Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger