quinta-feira, 22 de abril de 2010
Otan abre as portas à Bósnia-Herzegóvina
Os chanceleres da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) acordaram hoje conceder de forma condicionada à Bósnia-Herzegovina o Plano de Ação para a Adesão (MAP), considerado o passo prévio antes do ingresso de um país no bloco militar.
Os ministros consideraram que a Bósnia avançou nos progressos requeridos com a recente destruição de excedentes de armas e munição.
No entanto, a aceitação do país estará condicionada a que todas as propriedades que o Governo bósnio considere necessárias para a defesa nacional estejam registradas em nome do Ministério da Defesa, explicou o porta-voz da Otan, James Appathurai.
Dessa forma, a Organização aceitará o primeiro programa nacional da Bósnia dentro desse plano somente após o cumprimento desse requisito, acrescentou Appathurai.
A decisão de hoje ocorre depois de vários países insistirem em uma decisão a favor da Bósnia para poder ter mais capacidade de influência no avanço das reformas do país.
Os ministros de Exteriores da Otan já haviam acordado em dezembro passado que dariam o MAP à Bósnia, mas deixaram claro que a decisão chegaria somente depois de o país obter progressos suficientes.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário