Home
» Europa - Geopolítica e Estratégia
» Marinha vai resgatar britânicos retidos na Europa por caos aéreo
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Marinha vai resgatar britânicos retidos na Europa por caos aéreo
Postado por
GBN News
Marcadores:
Aviação civil,
Caos Aéreo,
Europa - Forças Armadas,
Europa - Geopolítica e Estratégia
O Reino Unido vai mobilizar os navios da Marinha de Guerra, a Royal Navy, para resgatar os britânicos presos em outros países da Europa, diante do fechamento do espaço aéreo britânico há cinco dias pela erupção de cinzas de um vulcão islandês, anunciou o primeiro-ministro, Gordon Brown.
O HMS Ocean, um navio de ataque anfíbio, e o HMS Ark Royal, um porta-aviões leve, chegarão ao Canal da Mancha nas próximas horas, informou Brown após uma reunião com o comitê de crise.
Os navios devem ajudar milhares de britânicos retidos no continente, especialmente na França.
"Espero que o Ocean chegue hoje ao Canal. Espero que o Ark Royal faça a viagem até o Canal posteriormente", disse Brown.
Além disso, o HMS Albion segue para o norte da Espanha para transportar as tropas britânicas que retornam do Afeganistão. O navio pode receber também civis afetados pelo caos aéreo na Europa.
"Este é um dos maiores desafios para nossa rede de transporte aéreo em muitos anos", afirmou Brown.
Brown disse ainda que conversou com o premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, sobre a possibilidade da Espanha --menos afetada pela nuvem de cinzas vulcânicas-- servir de plataforma aérea para ajudar os britânicos no exterior a retornar ao país.
Madri já respondeu e propôs o uso dos aeroportos do país para permitir aos passageiros bloqueados pousar no continente europeu. O país disse estar disposto a facilitar o trânsito de 70 mil pessoas com destino ao Reino Unido, anunciou o ministro dos Transportes, José Blanco.
"Estamos em colaboração com o Reino Unido e estamos trabalhando desde o início da manhã para facilitar que 70 mil pessoas do Reino Unido que estão na América do Norte possam viajar através da Espanha para seu destino", declarou Blanco à Rádio Nacional da Espanha (RNE).
"Vamos dar todas as autorizações de tráfego aéreo que a Espanha é capaz de absorver", completou.
Blanco informou que além das autoridades britânicas, também conversou com representantes da França e da Alemanha sobre a proposta da "plataforma intercontinental".
Todos os aeroportos espanhóis estavam abertos na manhã desta segunda-feira.
Fonte: Folha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário