terça-feira, 20 de abril de 2010

Amorim defende atuação brasileira na questão do Irã


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, rebateu as críticas à atuação do governo brasileiro na questão do programa nuclear do Irã. Em discurso de paraninfo a uma turma de formandos do Instituto Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, Amorim disse que é uma velha opinião achar que o Brasil precisa pedir licença para atuar no cenário internacional. Na avaliação dele, questões envolvendo o Irã e países do Oriente Médio, por exemplo, estão muito mais próximas dos brasileiros do que os críticos imaginam.

Amorim citou recente atentado no Líbano, quando morreram brasileiros. Ele ressaltou que o Brasil tem compromisso com os direitos humanos, repudia a tortura e apoia a democracia. "Neste caso (programa nuclear do Irã), o Brasil não é pró Estados Unidos, nem pró Irã. O Brasil é pró paz, contra armas nucleares e a favor de uma solução pacífica e negociada", afirmou.

Ele disse que a atuação brasileira nas discussões internacionais não tem bravata e nem é quixotesca. Amorim afirmou que, se não houver uma solução pacífica e negociada no caso do Irã, o mundo poderá ter uma tragédia igual à que ocorreu no Iraque, com sanções impostas pelos países, especialmente os Estados Unidos, ao regime de Saddam Hussein.

Fonte: Estadão
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger