segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Chávez pede que Elizabeth II "deixe as Malvinas quietas"
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou hoje seu apoio à Argentina na reivindicação das ilhas Malvinas (ilhas Falklands) e disse à rainha Elizabeth II da Inglaterra para que "deixe as Malvinas quietas".`
"Falo a você, rainha da Inglaterra. Deixe as Malvinas quietas. É uma pretensão histórica querer dominar as ilhas Malvinas, deixe a República Argentina quieta", disse Chávez durante seu programa dominical de rádio e televisão "Alô Presidente".
"As coisas mudaram, senhora rainha, já não é 1982. Em caso de agressão contra a Argentina, essa república irmã não estará sozinha", declarou o presidente venezuelano, em alusão ao ano da guerra entre Argentina e Reino Unido pela posse do arquipélago.
Chávez também sustentou que "a Inglaterra não pode falar de democracia enquanto continuarem tendo reis" e mandou uma saudação a sua colega argentina, Cristina Fernández.
Na sexta-feira passada, por ocasião do aniversário de Cristina, Chávez reiterou o pedido ao Reino Unido para que devolva as ilhas Malvinas.
"O Reino Unido não se dá conta de que está violando o direito internacional, os princípios básicos da geografia e da história? Saiam dali, devolvam as Malvinas à Argentina!", disse Chávez.
Para o presidente venezuelano, a permanência britânica nas Malvinas se explica pela existência de petróleo e gás no entorno do arquipélago.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
como sempre chaves e seus comentarios idiotas. o cara tem mania e enfiar o dedo em tudo. e um babaca mesmo
ResponderExcluirNão sou fã de chaves, pode ser que ele fale demais as vezes mas ao menos não se dobra pra elite mundial, dessa vez concordo com ele.
ResponderExcluirQuem é reino unido pra querer meter o dedo aqui no sul? e ainda mais o reino unido esta cercando o brasil com bases em varias ilhas. E com certeza não só esta de olho no petroleo das malvinas como tbm o do pré-sal eles (os ingleses), tem que entender que nós estamos no seculo 21 e não no seculo 19.
Essa não é uma briga só dos argentinos mas tbm de toda america do sul (pois tudo isso tem a ver com o petroleo dessa região, que inclui o pré-sal). Temos que parar com essa mania de só querer agredir o chaves e viver se dobrando para ingleses e americanos, pois eles são bem piores que hugo chaves.
Já é mais que certo que existe grande quantidade de petoleo nesta região do sul, e o reino unido ciente disto ja esta se movendo pra cá.
O brasil tem com que se preocupar sim E MUITO.