Home
» Geopolítica Oriente Médio
» Senhor da guerra disposto a dialogar se forças estrangeiras deixarem Afeganistão
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Senhor da guerra disposto a dialogar se forças estrangeiras deixarem Afeganistão
Postado por
GBN News
Marcadores:
EUA e sua política externa - Oriente Médio,
Geopolítica Europa - Oriente Médio,
Geopolítica Oriente Médio
O senhor da guerra afegão Gulbuddin Hekmatyar está disposto a negociar se "todas as forças estrangeiras deixarem o Afeganistão", afirmaram seus porta-vozes, em resposta ao plano de reconciliação com os talibãs anunciado pelo presidente afegão, Hamid Karzai.
"Todas as forças estrangeiras devem abandonar o Afeganistão. Um cessar-fogo permanente deve ser decretado", declarou à AFP Zubair Sediqi, porta-voz do Hezb-e-Islami, movimento liderado por Hekmatyar.
"Todos os prisioneiros devem ser libertados. E um governo interino de um ano" deve governar o país, acrescentou.
Considerado um dos mais importantes líderes da insurreição afegã, Hekmatyar havia afirmado no passado que estava disposto a negociar sob certas condições.
Karzai disse nesta sexta-feira que proporá na Conferência de Londres sobre o Afeganistão um plano de reconciliação com os talibãs baseado em dinheiro e trabalho em troca do abandono da luta armada.
Outro porta-voz do Hezb-e-Islami, Walihulah, declarou à AFP por telefone que Gulbuddin Hekmatyar está disposto a negociar "com todas as pessoas envolvidas" no conflito.
"Estamos dispostos a negociar em qualquer lugar. A porta está aberta, mas os Estados Unidos nos impõem a guerra e não temos outra saída, a não ser combater por nosso país", disse Walihulah.
Gulbuddin Hekmatyar, um dos comandantes mais importantes da luta anti-soviética (1979-1989) e da guerra civil (1992-1996) foi primeiro-ministro por pouco tempo nos anos noventa.
Fonte: AFP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário