Home
» Geopolítica Oriente Médio - Ásia
» Paquistão e a Índia trocam informações sobre instalações nucleares
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Paquistão e a Índia trocam informações sobre instalações nucleares
Os governos do Paquistão e da Índia trocaram nesta sexta-feira informações sobre as suas respectivas instalações nucleares, afirmou hoje em comunicado o Ministério de Assuntos Exteriores paquistanês.
Os dois países entregaram os documentos às embaixadas da outra nação em Islamabad e Nova Délhi, para cumprir com o acordo de proibição de ataques contra instalações nucleares assinado por ambos em 1988.
Por causa desse acordo, em vigor desde 1991, Paquistão e a Índia adotam a mesma postura a cada dia 1º de janeiro.
Os dois países, que evitaram três guerras e outros conflitos menores desde a independência do Reino Unido em 1947, mantinham rodadas de negociações formais para resolver as disputas de fronteira e abordar assuntos econômicos e de segurança até o atentado terrorista de Mumbai, no final de 2008.
Depois do ataque, as negociações foram paralisadas e desde então a Índia insiste que o Paquistão deve atuar contra os grupos terroristas em seu território, mas se mostrou aberta a retomar o diálogo formal.
O Paquistão construiu a bomba atômica em 1998, poucas semanas depois da Índia fazer os testes que aumentaram sua capacidade nuclear.
O conflito de Kargil (Caxemira), de 1999, despertou o alarme no mundo tudo, já que o enfrentamento envolvia dois países com arsenal nuclear.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário