Home
» Mídia
» Hipótese para esse vazamento de informações sobre as preferências da Aeronáutica na licitação FX:
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Hipótese para esse vazamento de informações sobre as preferências da Aeronáutica na licitação FX:
Postado por
GBN News
Marcadores:
Brasil Assuntos Estratégicos,
Brasil Forças Armadas,
Brasil Projetos Militares,
Mídia
1. Desde o início a escolha recaiu sobre o Rafale. As razões são óbvias. A França é potência militar, o acordo vai se espalhar por outras áreas da Defesa, o avião é bom e testado, há plena garantia de transferência de tecnologia.
2. A Dassult depende fundamental desse contrato para sua sobrevivência, o que poderia garantir ao Brasil enorme poder de barganha nas negociações.
3. Ao antecipar a preferência do Brasil pelo Rafale, no entanto, Lula acabou enfraquecendo a posição brasileira nas negociações em torno de preço. Os franceses se valeram disso para endurecer.
4. Meses atrás, suecos e americanos passaram a jogar pesado na questão preço, mas os franceses se acomodaram, sentindo-se garantidos pela incontinência de Lula.
5. O relatório da Aeronáutica pode ter sido utilizado, então, como elemento estratégico para virar o jogo e derrubar os preços franceses.
Baseio-me nos seguintes fatos:
1. A Eliane Cantanhede tem como fonte o próprio Nelson Jobim – que desde o início defendia a solução francesa.
2. Não cabe à Aeronáutica discutir preços. O relatório deveria se ater (e provavelmente se ateve) aos aspectos técnicos. A pessoa que vazou para a Folha o relatório, com a improvável menção ao preço do equipamento, visou passar um recado para os franceses.
3. Para não cravar 100% nessa hipótese, considere-se o poder de lobby da sueca Grippen junto a alguns brigadeiros – hoje na reserva, mas com bom trânsito na imprensa. E não se deve menosprezar a ação do notório deputado Raul Jungmann.
6. Seja qual for a hipótese correta, Lula errou ao antecipar a preferência pela França.
Fonte: Portal do Nassif
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As hipóteses do Nassif são interessantes.
ResponderExcluirMas eu ainda acho que não houve vazamento algum. Acho que esta história está muito mal contada, isso sim.
abração