Home
» Geopolítica Ásia
» Coreia do Norte considera "ataque preventivo" de Seul uma declaração de guerra
domingo, 24 de janeiro de 2010
Coreia do Norte considera "ataque preventivo" de Seul uma declaração de guerra
As forças armadas da Coreia do Norte qualificaram hoje como "declaração de guerra" o plano da Coreia do Sul de lançar um "ataque preventivo" contra o país comunista para frustrar qualquer ataque nuclear, informaram as mídias oficiais.
Na última quarta-feira (20), a Coreia do Sul advertiu que estaria disposta a atacar de forma "preventiva" a Coreia do Norte caso fosse provado que o regime comunista de Pyongyang possui "intenções claras" de lançar um ataque nuclear.
A declaração foi dada pelo ministro sul-coreano de Defesa, Kim Tae-young, após Pyongyang ameaçar a Coreia do Sul com uma "guerra santa" em resposta a supostos planos de invasão de Seul e Washington em caso de instabilidade política no país comunista. Ele já havia feito comentários parecidos em 2008, quando era chefe do Estado-Maior sul-coreano, pouco depois que Pyongyang realizou vários testes com mísseis de curto alcance.
Hoje um porta-voz da Junta de Estado-Maior do Exército do regime comunista da Coreia do Norte respondeu a esse comentário, que considerou uma "aberta declaração de guerra", segundo a agência norte-coreana KCNA, citada pela agência sul-coreana Yonhap.
O porta-voz disse também que o Exército norte-coreano "tomará ações rápidas e decididas" contra qualquer tentativa de Seul de violar "nossa dignidade e soberania".
Fonte: France Presse
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário