Home
» Geopolítica Oriente Médio
» Otan afirma que sairá do Afeganistão de acordo com a situação no país
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Otan afirma que sairá do Afeganistão de acordo com a situação no país
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, em visita a Cabul, assegurou hoje que a transferência da responsabilidade pela segurança do país às forças afegãs acontecerá de acordo com a situação no terreno e não com um calendário prefixado.
Rasmussen, que aterrissou esta manhã em Cabul, fez o comparecimento à imprensa junto ao presidente afegão, Hamid Karzai, para garantir o compromisso da Otan com a segurança do país.
"Estaremos a seu lado, protegeremos e ajudaremos a reconstruir seu país até que vocês sejam capazes de se manter por si mesmos e de evitar que o terrorismo domine este país outra vez", manifestou.
Rasmussen lembrou que a missão da Isaf, sob comando da Otan, será "maior" durante 2010 e se centrará em proteger a população, as estradas e os projetos de infraestruturas.
"Treinaremos mais soldados e policiais afegãos e desde o início do ano começarão a liderar (as operações militares) no momento e no lugar em que estiverem preparadas", explicou.
Rasmussen afirmou que esta transferência de responsabilidade militar se baseará na situação no terreno e não em um "calendário" preestabelecido.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário