domingo, 20 de dezembro de 2009
Iran desocupa campo petrolífero no Iraque e recua
Tropas iranianas se retiraram parcialmente de um campo petrolífero no Iraque, informou neste domingo o porta-voz do governo iraquiano.
Ali al-Dabbagh disse que um pequeno grupo de soldados iranianos, que na semana passada tomaram o campo em uma remota região na fronteira entre os dois países, já não detinha o controle do local de exploração.
A situação na fronteira desencadeou uma série de reuniões de emergência. A relação entre as duas nações melhoraram muito desde os anos da guerra, na década de 1980, e desde a queda de Saddam Hussein do poder, em 2003.
Said Maythan, presidente do Comitê de Defesa e Segurança da província de Maysan, onde fica a instalação petrolífera, disse, em entrevista coletiva, que as forças iranianas já se retiraram do campo e acrescentou que os trabalhadores voltaram a seus postos, acompanhados de soldados iraquianos.
No entanto, em declarações reproduzidas pelo canal de televisão iraquiana “Al-Iraquiya”, o porta-voz do Governo de Bagdá, Ali al-Dabbagh, afirmou que os soldados iranianos tinham saído do poço, mas não do território do Iraque.
“Os soldados retrocederam 50 metros, mas não abandonaram território iraquiano, (e estão) a mais de 100 metros do poço”, disse.
O grupo de soldados iranianos, 11, segundo a agência iraquiana “Aswat al-Iraq”, entrou na quinta-feira à noite no Iraque e ocupou o poço número 4 do campo petrolífero de Faka, em uma zona fronteiriça com o Irã.
Em reunião extraordinária, o Conselho de Segurança Nacional do Iraque considerou este fato como “uma violação da soberania iraquiana”.
O Governo iraquiano solicitou oficialmente ao regime iraniano a retirada imediata do grupo de soldados iranianos do poço, onde também içaram uma bandeira da República Islâmica.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário