Home
» Geopolítica América do Sul
» Chávez denuncia entrada de aviões espiões da Colômbia na Venezuela
domingo, 20 de dezembro de 2009
Chávez denuncia entrada de aviões espiões da Colômbia na Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, denunciou neste domingo que aviões não-tripulados colombianos entraram em território de seu país para fazer espionagem, e disse ter ordenado que sejam derrubados.
"São pequenos aviões, de 2 ou 3 metros, controlados por controle remoto. Mas eles filmam tudo e até lançam bombas. Essa é a tecnologia ianque. Ontem à noite ordenei: Se um aviãozinho desses aparecer, derrubem-no!", disse Chávez em seu programa de rádio e TV tradicional dos domingos, "Alô Presidente".
Chávez disse ainda que "são evidentes" os preparativos de agressão a seu país por parte da Colômbia e dos Estados Unidos, mas ressaltou que a Venezuela "não está de braços cruzados". Segundo ele, as forças armadas e o governo da Colômbia, ao lado do "governo ianque" [EUA], movimentam unidades militares na fronteira colombiana com a Venezuela.
"Quase todos os dias dizem que eu estou preparando um ataque contra a Colômbia, mas são eles [Colômbia e EUA] que buscam uma desculpa para dizer que a Venezuela é o agressor".
"Não estamos preparando um ataque contra a Colômbia nem contra ninguém", disse Chávez. No entanto, ele deixou claro que, no caso de um ataque, seu país "não está desarmado".
O líder venezuelano voltou a dizer também que os dois países utilizam bases militares nas ilhas de Curazao e Aruba, no Caribe, como já havia afirmado nesta semana em Copenhague.
As relações entre a Venezuela e a Colômbia se deterioraram nos últimos meses devido à aprovação de um acordo entre Bogotá e Washington que permite que os Estados Unidos utilizem sete bases militares em território colombiano.
Em represália, no final de julho deste ano, Chávez congelou as relações bilaterais com o país vizinho.
Fonte: France Presse
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário