quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Tiroteio em base militar do Texas deixa 12 mortos e 31 feridos
Ao menos 12 pessoas foram mortas e 31 ficaram feridas nesta quinta-feira, quando um soldado norte-americano abriu fogo em uma base do Exército dos Estados Unidos em Fort Hood, no Texas, a maior instalação militar do mundo, disse o general Bob Cone.
Dois outros soldados suspeitos foram detidos.
A base militar é um dos principais locais de envio de tropas para o Iraque e o Afeganistão.
Mais de um agressor disparou tiros em dois locais da base, no Centro de Processamento de Prontidão dos Soldados e no Teatro Howze, por volta das 13h30 (17h30 em Brasília), disse o Exército em um comunicado.
"O atirador foi morto. Ela era um soldado", disse Cone.
Fort Hood abriga cerca de 50.000 soldados, embora apenas 35.000 estivessem na base no momento do ataque, que aconteceu cerca de meia hora antes de um evento de graduação.
O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado do ocorrido e a Casa Branca estava monitorando a situação, disse um porta-voz do governo.
"É horrível que tenham sofrido um tiroteio em uma base militar em solo americano", disse Obama sobre o episódio.
Um porta-voz do FBI em Washington disse que ao menos três agentes foram enviados para Fort Hood.
"Os agentes vão dizer quais recursos são necessários. Eles têm que ir e determinar o que aconteceu", disse o porta-voz. O FBI só tem jurisdição no caso se os envolvidos forem civis.
Fort Hood fica no meio do caminho entre Austin e Waco, cerca de 97 quilômetros de cada cidade.
O congressista John Carter disse à MSNBC que o tiroteio ocorreu durante uma cerimônia de graduação no centro de formação de soldados.
A Casa Branca revelou que o presidente Barack Obama já foi informado do tiroteio.
A base militar americana de Fort Hood, alvo de um tiroteio que deixou ao menos 12 mortos e 31 feridos neste quinta-feira (5), é o lugar usado para treinamento das tropas enviadas ao Iraque e Afeganistão.
Considerada uma das maiores instalações militares do mundo, a base ocupa uma área de 878 quilômetros quadrados no estado do Texas e abriga um contingente de mais de 65 mil pessoas, entre soldados, funcionários civis e familiares.
É o maior empregador individual do estado e o único posto militar dos Estados Unidos com capacidade de abrigar duas divisões armadas – a Primeira Divisão de Cavalaria e a Quarta Divisão de Infantaria.
A base é responsável pelo maior número de suicídios que qualquer outra unidade militar americana desde a invasão do Iraque, em 2003, com 75 registrados até julho deste ano. Nove destes ocorreram em 2009.
O forte foi instalado em 1942 pelo Exército americano para testar armas anti-tanque em veículos blindados que a força desenvolvia para enfrentar tanques alemães. A área nos arredores de Killeen, no Texas, foi escolhida devido aos seus grandes espaços isolados.
Localizada no meio do estado, entre a capital Austin e a cidade de Waco, a base foi batizada em homenagem ao general John Bell Hood, que comandou a brigada texana durante a Guerra Civil americana.
Fonte: G1 Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário