segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Lula diz que Irã tem direito a programa nuclear pacífico
Postado por
GBN News
Marcadores:
Brasil Assuntos Estratégicos,
Brasil Diplomacia,
Brasil Posição Global,
Geopolítica Oriente Médio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje diante de seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que reconhece o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear "com fins pacíficos" e em conformidade com os acordos internacionais.
"O que nós temos defendido há muito tempo é que o Irã possa produzir urânio para desenvolvimento de energia", disse Lula após a reunião que teve hoje com Ahmadinejad em Brasília.
O presidente afirmou ainda que o desarmamento nuclear deve "andar junto" com a não-proliferação.
Lula incentivou Ahmadinejad a continuar em busca de "países interessados" em encontrar uma solução para o que chamou de "questão nuclear iraniana".
Além disso, o presidente considerou que o Irã pode ter um papel decisivo para conseguir a paz no Oriente Médio e na Ásia Central e que o país será "especialmente importante" para conseguir a "união" dos palestinos, condição prévia para que alcancem a "liberdade" de Israel.
Antes de Ahmadinejad, Lula recebeu nos últimos dez dias os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
O governante iraniano começou hoje em Brasília uma viagem pela América do Sul que também o levará a Bolívia e Venezuela.
Após o encontro com Lula, Ahmadinejad deve participar de um encontro empresarial entre Brasil e Irã com a participação de cerca de 300 executivos dos dois países.
A visita de Ahmadinejad ao Brasil foi bastante criticada, principalmente pela comunidade judaica, por organizações de defesa dos direitos dos homossexuais e por outros movimentos sociais devido à recusa do presidente iraniano em reconhecer o Holocausto, por suas ameaças a Israel e por causa da falta de liberdades no Irã.
Fonte: EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário