Home
» EUA e sua política externa - Oriente Médio
» Lula comete 'sério erro' ao receber Ahmadinejad, adverte congressista americano
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Lula comete 'sério erro' ao receber Ahmadinejad, adverte congressista americano
Postado por
GBN News
Marcadores:
Brasil Assuntos Estratégicos,
Brasil Diplomacia,
Brasil Posição Global,
EUA e sua política externa - Oriente Médio
O influente congressista democrata americano Eliot Engel afirmou nesta sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comete um "sério erro" ao receber o líder iraniano, Mahmud Ahmadinejad, em Brasília.
"O presidente Lula comete um sério erro ao receber o presidente iraniano" na próxima segunda-feira, advertiu Engel, presidente da subcomissão para América Latina da Câmara de Representantes.
Lula "não deveria legitimar Ahmadinejad recebendo-o no Brasil", destacou Engel.
O legislador democrata disse que este tipo de reunião "não é o caminho" para que o Brasil cumpra seu desejo de ser "um líder mundial".
O porta-voz do departamento americano de Estado Robert Wood evitou hoje comentar a visita de Ahmadinejad ao Brasil, alegando que é um assunto bilateral, mas estimou que a decisão do governo brasileiro deve "elevar as preocupações" dos Estados Unidos.
Washington acusa o Irã de tentar obter uma bomba atômica, enquanto Teerã afirma que desenvolve um programa nuclear com fins exclusivamente civis.
Lula rebate as críticas à visita de Ahmadinejad afirmando que busca fomentar um diálogo para contribuir com a paz no Oriente Médio, e oferece o Brasil como um interlocutor para a região.
Fonte: AFP
Nota do Blog: Quem esse congressista acha que é para criticar nosso governo?
Os EUA estão é com medo do gigante que o Brasil e outras nações emergentes tem se tornado. Principalmente o Brasil, que tem sido um ator convidado a entrar em cena em diversas questões ao redor do mundo.
Se vamos receber Ahmadinejad ou não é questão nossa, o que vai ser tratado é problema Brasileiro, somos uma nação soberano e respeitamos todas as demais nações e seus líderes, muito diferente do que é feito por algumas nações, que acham que por terem um imenso poderio bélico, podem sair por ai ameaçando todos que pensam e agem diferente do que eles querem. Hoje estamos Entrando no mundo multipolar, e o Brasil esta consolidando-se como um líder, não só na América Latina, mas global, e não devemos de forma alguma abaixar a cabeça para qualquer nação que tente dizer o que podemos ou não fazer. Chega de ser tratado como marionete, hoje o Brasil, mais do que nunca é um país de peso, seja na economia ou diplomacia, e "vão ter que nos engolir", como diria o zagallo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário