Home
» Geopolítica América do Sul
» Colômbia diz que Brasil aproveita bloqueio comercial da Venezuela
sábado, 28 de novembro de 2009
Colômbia diz que Brasil aproveita bloqueio comercial da Venezuela
Postado por
GBN News
Marcadores:
Brasil Diplomacia,
Brasil Economia,
Brasil Posição Global,
Geopolítica América do Sul
O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, denunciou nesta sexta-feira que o Brasil está se aproveitando do bloqueio comercial adotado pela Venezuela contra a Colômbia.
"A Venezuela ergueu um muro comercial. Está configurando um embargo comercial contra a Colômbia e olhem quem está substituindo os produtos colombianos: o Brasil" - disse Santos, acusando Brasília de "aproveitar um embargo comercial da Venezuela".
"O grave do que ocorre com o comércio é que há um embargo econômico de um país contra outro, em detrimento de todas as regras internacionais, e mais grave ainda é que há outros países que estão se aproveitando deste embargo para incrementar seu comércio", denunciou Santos.
O vice colombiano qualificou a atitude do Brasil de "falta de solidariedade" diante de um problema que afeta um país vizinho.
O comércio entre Colômbia e Venezuela começou a decair após o presidente Hugo Chávez "congelar", em julho passado, as relações bilaterais diante do acordo militar entre Bogotá e Washington para a utilização de bases militares colombianas por tropas americanas.
As exportações de produtos colombianos para a Venezuela (seu segundo parceiro comercial, depois dos EUA) despencaram em outubro, segundo a estatal Direção de Impostos e Aduanas (DIAN).
Em outubro, as exportações colombianas para a Venezuela somaram apenas 185 milhões de dólares, contra 640,6 milhões no mesmo período de 2008.
Fonte: AFP
Nota do Blog: Dá para entender estes colômbianos? Eles tarzem os EUA para nosso quintal, criam atrito com Chavez e agora vêm dizer que estamos nos aproveitando da situação.
Se a Venezuela suspendeu comercio eles, não podemos interferir nas decosões estratégicas adotadas por outra nação que não venha nos atingir, ou ainda que não venha a solicitar nossa opinião. Não podemo nos confundir com os EUA que saem se metendo onde não são chamados. Se o Brasil tivesse aderido ao embargo venezuelano tudo bem, o que seria até de certo ponto justificável devido a opção de Bogotá ao ceder seu território para bases militares americanas. Agora estamos aumentando o comercio com eles. Vai entender o que se passa na cabeça deste povinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário