sábado, 24 de outubro de 2009
Balanço da violência no Rio de Janeiro
O número de mortos nos confrontos entre traficantes de drogas e a polícia no Rio já chega a 39, sendo que três pessoas eram policiais militares e pelo menos seis eram moradores. Os tiroteios começaram no último fim de semana e, somente nesta sexta-feira, seis pessoas morreram, doze foram presos e dois adolescentes foram detidos durante operações em favelas do Estado.
O balanço da polícia não inclui as duas mortes registradas nesta quinta-feira (22) na favela Vila Cruzeiro, na Penha. Segundo a PM, as duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas durante a madrugada por um morador da favela, mas já chegaram mortas ao local. A polícia ainda investiga se as mortes têm relação com os confrontos dos últimos dias.
Também nesta sexta-feira, três moradores foram baleados durante tiroteio entre criminosos e policiais na favela Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte). As vítimas de bala perdida foram levadas para o hospital Getúlio Vargas, na Penha, zona norte da cidade.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, um homem de 51 anos, atingido no rosto, permanecia internado em estado grave no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da unidade até a noite de hoje.
Um homem de 57 anos que ficou ferido na perna foi atendido e liberado, já um aposentado de 86 anos, atingido por um tiro de raspão no tórax dentro de um supermercado localizado em uma das entradas da favela, também já recebeu alta.
A PM informou que uma mulher foi atingida de raspão em frente a uma padaria na comunidade, mas não precisou de atendimento médico e por isso não entrou na estatística.
Operações
Somente nesta sexta-feira, a polícia apreendeu na favela Vila Cruzeiro 71 trouxinhas e 70 sacolés de maconha, 64 sacolés de pó branco, 95 de crack, 1 kg de cocaína, um tablete de maconha, 1 kg de maconha, 2 kg de crack moído, cinco morteiros, 5.000 cápsulas para embalar droga. Duas pistolas foram apreendidas na favela do Jacarezinho (zona norte).
Na favela do Fumacê, em Realengo (zona oeste), seis corpos foram encontrados pela polícia no início da manhã desta sexta. A PM disse que as vítimas têm ligação com os confrontos que acontecem desde sábado (17) no Estado.
As operação policiais fazem parte das buscas por traficantes envolvidos nos ataques criminosos do último fim de semana, quando um helicóptero da corporação foi abatido pelos criminosos três PMs morreram e três ficaram feridos.
Violência
Os confrontos na zona norte do Rio começaram na madrugada de sábado. Em disputa pelos pontos de venda de drogas, traficantes do morro São João controlado pelo Comando Vermelho e aliados invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos).
Um dos principais procurados pela PM é o traficante Fabiano Atanásio da Silva, o FB, 33, que atua no complexo de favelas do Alemão (zona norte) e está foragido pela segunda vez desde 2006, quando conseguiu passar a progressão do regime fechado para o aberto. Ele já havia escapado da cadeia em 2002, junto com outros criminosos, através de um túnel subterrâneo.
A polícia procura ainda Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que pode estar envolvido com a invasão. Ele fugiu recentemente da prisão, ao conseguir a progressão do regime fechado para o aberto.
Fonte: Folha
Nota do Blog: Até quando vamos ter que ler este tipo de notícias? Espero que o Governo comece a planejar melhor a segurança pública e dê um combate real ao narcotráfico em nossos centros urbanos, buscando dar segurança a nossa sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário