
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, visitou na última sexta-feira (09/10) o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), instituição que tem a missão de realizar pesquisas científicas a serem aplicadas em produtos e equipamentos de defesa desenvolvidos no Brasil. Ao concluir a visita, Jobim afirmou que pretende levar ao presidente Lula um relato completo sobre as necessidades do CTEx, a fim de verificar a possibilidade de obtenção de mais recursos para o setor.
Jobim, que estava acompanhado do comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, e do comandante do Comando Militar do Leste, General-de-Exército Rui Alves Catão, conheceu os projetos e linhas de pesquisas desenvolvidos no CTEx, em especial a Divisão de Defesa Química, Biológica e Nuclear e o Projeto Carbono.
O General-de-Brigada João Edson Minnicelli, engenheiro militar que comanda o CTEx, afirmou que a visita do ministro Jobim “marca uma data pela importância de sua integração com os objetivos do Ministério da Defesa e das Forças Armadas”.
“É importante que o ministro da Defesa conheça com profundidade os projetos e linhas de pesquisas desenvolvidos no CTEx, que são do interesse das Forças Armadas e da Nação”, prosseguiu.
O General destacou o Projeto Carbono como um dos que mais atendem ao interesse do País. “Trata-se de pesquisa estratégica porque significa a obtenção de um material do século XXI”, acrescentou.
“Estamos falando – disse – de um material do futuro, que estará presente estruturalmente em grande parte de nossa vida”.
Segundo o General Minnicelli, a Petrobrás vai utilizar o carbono na prospecção de petróleo em águas profundas, uma vez que os materiais hoje existentes não atendem às especificações para a perfuração em profundidades maiores.
O General Catão, por sua vez, considerou que a visita de Jobim constitui estímulo aos pesquisadores do CTEx. “A união cada vez maior das unidades de pesquisa com o MD e com as Forças Armadas permitirá resultados ainda melhores em termos de aplicação de C&T às necessidades brasileiras de desenvolvimento da defesa”, afirmou o General Catão.
O Radar de busca e vigilância Saber M-60 e o míssil superfície-superfície MSS1.2AC constituem alguns dos projetos em curso no CTEx. Outras pesquisas já desenvolvidas pelos engenheiros do Centro Tecnológico do Exército são as seguintes: arma leve anti-carro Alac, viatura leve de emprego aerotransportada Chivunk, veículo aéreo não-tripuladlo Vant VT-15 e sistemas de simulação militar de guerra eletrônica.
O secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, General-de-Exército José Elito, e o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General-de-Exército Augusto Heleno, também acompanharam o ministro Jobim na visita à CTEx.
Fonte: Ministério da Defesa
Colaboração: Hornet
Nota do Blog: É importante que nosso governo comece a investir no campo tecnológico militar.
0 comentários:
Postar um comentário