domingo, 27 de setembro de 2009
Irã começa exercicio com mísseis
O Irã começou exercícios militares na manhã deste domingo (27) realizando o disparo de dois mísseis de curto alcance, informou a rede de TV estatal árabe Al-Alam.
De acordo com a TV, tratam-se dos mísseis Tondar e Fateh 110.
A Guarda Revolucionária do Irã, tropa de elite do Exército do país, anunciou ontem que faria exercícios de defesa a partir de hoje utilizando "um grande número de mísseis".
De acordo com a Guarda Revolucionária, o objetivo deste exercício é "testar os programas de defesa do país, assim como manter e elevar sua capacidade de dissuasão".
O anúncio da simulação de guerra coincide com o aumento das tensões na disputa nuclear do Irã com o Ocidente, após a notícia de que o país está construindo uma segunda usina de enriquecimento de urânio.
A agência de notícias local Fars informou que o chefe do corpo da Guarda Revolucionária, general Ahmad Vahid Dastjerdi, foi nomeado ontem como vice-ministro da Defesa.
Antigo chefe da área Aeroespacial do Ministério da Defesa, Dastjerdi é, segundo a fonte, um dos arquitetos do programa de mísseis e satélites do Irã.
Médio e longo alcance
Testes com mísseis de médio e longo alcance também serão feitos, de acordo com declarações do comandante da força aérea da Guarda Revolucionária, Hosein Salami, à rede Press-TV.
"Vamos efetuar disparos com mísseis Zelzal, Tondar e Fateh 110 [curto alcance] hoje. À noite, faremos disparos de Shahab 1 e 2 [médio alcance] e amanhã de Shahab de longo alcance", declarou Salami.
Os mísseis Shahab 3 alcançam aproximadamente 2.000 km de distância. Disparados do Irã são, portanto, capazes de alcançar Israel.
Fonte: Folha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário